Vendas pelo WhatsApp: Saiba como aplicar na sua empresa

Vendas B2B 06/04/2022
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O WhatsApp é o canal de troca de mensagens atualmente mais utilizado no nosso país. A instantaneidade nas conversas e a multimidialidade são pontos fundamentais para o sucesso dessa rede. Muitas empresas já enxergam o aplicativo como uma oportunidade de acessar clientes e já a incorporaram em seus canais de vendas. Se você ainda não sabe como fazer vendas pelo WhatsApp  esse artigo vai te mostrar. 

Você lembra a última vez que passou um dia inteiro sem abrir o seu WhatsApp? Ou por acaso conhece alguma pessoa que não utiliza a rede para se comunicar no dia a dia?  É bem difícil pensar nas duas coisas. Não à toa, só no Brasil existem cerca de 120 milhões de usuários do aplicativo. 

Um outro dado interessante, de uma pesquisa feita pelo Grupo Croma, é que 59% dos brasileiros deixam o aplicativo fixado na tela do smartphone, tamanha a importância que ele tem. 

A rede já superou até mesmo o Facebook e se tornou a mais popular do mundo. Com essas informações, não fica difícil entender como esse meio pode ser valioso para o time comercial das empresas, não é mesmo?

Quer saber como o WhatsApp pode ser uma importante ferramenta para o seu time de vendas? Fica com a gente que te contamos a seguir. Vamos te apresentar também algumas dicas de como incorporar a ferramenta dentro das suas atividades comerciais. Vamos lá!

Por que fazer vendas pelo WhatsApp?

Conforme alguns dados que já apresentamos acima, o WhatsApp é uma das ferramentas mais populares do nosso país. Em todo o mundo, são bilhões de usuários e milhões deles estão aqui. 

Isso significa que existe um lugar onde praticamente todas as pessoas que você quer encontrar estão. Além disso, o WhatsApp é utilizado como ferramenta de pesquisa por 79% dos brasileiros, conforme uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados pelo Senado, em 2019.

Até dentro da sua empresa a ferramenta já deve ser utilizada em atividades comerciais, embora ainda não esteja tão atrelada aos trâmites de vendas e prospecção. Por exemplo, é bem provável que sua equipe tenha algum grupo de trabalho, para trocar informações relevantes com maior agilidade. 

Também é possível que seus vendedores e seus clientes já troquem informações pela rede, sejam clientes fiéis que já estão no seu escopo há algum tempo ou aqueles em processo de tomada de decisão. 

Logo, podemos enxergar que a rede já faz parte das suas atividades, só precisa ser incorporada em demais funções e até mesmo melhor utilizada, para que seja possível até mesmo organizar melhor as demandas. 

O aplicativo consegue um feito muito importante para o mundo dos negócios atual, aproximar os clientes, mas sem interferir nas suas atividades. Veja, um email pode soar um pouco mais distante e demorar a ser aberto. Uma ligação pode atrapalhar alguma tarefa importante. Enquanto isso, uma mensagem no WhatsApp pode conter informações relevantes, em uma linguagem acessível e que vai ser lida mediante a disponibilidade e urgência do seu contato. 

Por isso o WhatsApp pode e deve ser aderido em empresas que trabalham com vendas. O recurso não é um improviso, nem mesmo uma facilidade para evitar outros canais de prospecção, pelo contrário, ele é uma ferramenta de extrema relevância social que vai te permitir acessar todos os seus contatos com agilidade. 

Dicas de como utilizar o WhatsApp para vendas

Agora que você entendeu como o WhatsApp pode ser benéfico para as suas vendas, vamos te apresentar algumas dicas importantes de como incorporá-lo à sua rotina comercial. 

  • Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão da ferramenta criada especialmente para as empresas. Com recursos exclusivos, como catálogos, etiquetas para identificar os contatos e mensagens automatizadas, ele auxilia ainda mais os vendedores no dia a dia. 

Utilizar essa ferramenta também formaliza o atendimento com o cliente, que vai perceber estar falando com uma empresa, não apenas com uma conta pessoal. 

O perfil, por sua vez, funciona como uma espécie de cartão de visitas, onde você preenche suas informações comerciais, disponibiliza dados da empresa, horário de funcionamento e outras informações. 

A rede específica para empresas permite ainda a análise por meio de métricas, sinalizando quantas mensagens foram enviadas, recebidas, entregues e lidas. 

O download e uso do WhatsApp Business é gratuito para qualquer aparelho, assim como o WhatsApp convencional. 

  • Solicite contatos telefônicos e não esqueça da autorização

O WhatsApp é a ferramenta ideal para criação e manutenção do seu relacionamento com cliente, mas para isso é preciso, logicamente, obter os contatos destes. 

Para isso, você pode bolar estratégias junto à sua equipe de marketing para que seus leads te forneçam os dados necessários. Sem esquecer de pedir também a autorização para esse contato via WhatsApp. 

Você pode disponibilizar formulários em todos os seus canais, lançar anúncios, oferecer materiais mediante cadastro e até ações Call To Action em seu site. Todos solicitando ao seu público que deixe seu contato e que autorize o envio de mensagens. 

  • Divulgue seu número de WhatsApp

Além de ir em busca dos contatos dos seus leads, prospects e clientes, deixe também o seu número disponível em todos os seus canais de comunicação. 

Você precisa estar o mais identificável possível para que as pessoas entendam que é você naquele contato, ninguém gosta realmente de trocar mensagens com desconhecidos. Por isso a importância de deixar claro que aquele número é parte da sua empresa.

Um recurso que pode ajudar é o de solicitar uma mensagem logo após a pessoa clicar no seu contato. Assim, em vez de só ter o seu número adicionado, a pessoa que adicionou já irá entrar em contato com você solicitando algum tipo de informação.

Dentro da sua comunicação, insira o tipo de conteúdo que você vai oferecer, deixe claro que você irá manter contato continuamente, oferecendo produtos, informações, promoções, etc. 

Nem todos gostam desse recebimento contínuo de mensagens e alguns podem te pedir para enviar só o fundamental. Isso não é um problema. Além de ser uma parcela bem pequena, esses clientes não vão necessariamente se afastar da sua empresa, principalmente se você se mostrar atento em respeitar seus pedidos. 

 

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  • Tenha um número corporativo e um celular comercial

Nos últimos anos, principalmente depois da pandemia, a demanda pelo virtual aumentou significativamente. Pessoas que já compravam pelo meio digital passaram a comprar ainda mais, enquanto as que não acreditavam muito na prática se viram obrigadas a aderir. 

Hoje, comprar online é uma atividade comum e a quantidade de procura, de mensagens, pode ser muito alta. Quando sua empresa começa a trabalhar com anúncios e campanhas de vendas, pelas mídias como Facebook, Instagram e WhatsApp, o número de procura pode ser surpreendente.

Logo, a pessoa responsável por receber esses contatos precisa reservar um número e preferencialmente um aparelho exclusivamente para isso. Desse modo, as funções e os contatos não vão se confundir ou se perder. 

  • Invista no catálogo

Conforme explicamos ao falar do WhatsApp Business, a função catálogo pode auxiliar os vendedores.

Essa ferramenta permite adiantar aos clientes o que você, como e por quanto você vende. Muitos clientes vão chegar com você já possuindo essas informações e te fazendo solicitações diretas, o que vai otimizar o seu tempo. 

É importante que o catálogo esteja sempre atualizado, para que os clientes não se frustrem ao realizar pedidos de itens que não estão mais disponíveis. 

  • Utilize o WhatsApp para dar suporte ao seu cliente

A ferramenta, além de servir como canal de vendas para novos clientes, também funciona como um canal para dar suporte aos seus clientes. 

Algumas pessoas preferem esse tipo de contato ao invés de esperar horas numa ligação. Ainda é possível fornecer instruções por vídeos ou imagens, além dos tradicionais textos, para auxiliar os clientes. 

Usar o WhatsApp dessa forma vai permitir que seus clientes se sintam ainda mais conectados e próximos à sua marca.

  • Dedique tempo para o atendimento

Trabalhar deixando o seu WhatsApp disponível para os clientes significa receber muitas mensagens. Em períodos de campanha principalmente, esses contatos podem triplicar. 

Para a ferramenta ser efetiva dentro das suas estratégias, ela não pode ser abandonada. Os atendimentos precisam ser feitos regularmente, estabelecendo algum período mínimo e padrão de intervalo, para que os seus clientes saibam até quanto tempo devem esperar até enviar uma nova solicitação. 

Deixá-los esperando por muito tempo é como indicar que você não está disponível e isso não vai te ajudar a vender, não é?

  • Treina sua equipe

Para que sua equipe se adapte ao uso da ferramenta, é preciso que todos passem por um treinamento entendendo a melhor forma de se comunicar com os clientes. 

Essa etapa é importante para que seus colaboradores não sejam simplesmente lançados em uma nova demanda sem que entendam qual o objetivo e a funcionalidade daquilo. Dar as instruções adequadas vai facilitar o processo de transição e ajudar a trazer os bons resultados que todos estão esperando.

Conclusão

Ao final deste artigo acreditamos que foi possível compreender a importância do WhatsApp nas estratégias de vendas e como você pode começar a implementar a ferramenta nas suas técnicas comerciais. 

Se você ainda não estava fazendo uso da ferramenta, a hora é agora! Junte seus colaboradores, descubram juntos a melhor forma de começar a usar a ferramenta, de acordo com seu público e seu produto, e mãos à obra. Logo você vai encontrar os resultados positivos que deseja.