OKR: entenda a metodologia das grandes marcas

Vendas B2B 03/05/2022
okr-metas

O acompanhamento dos resultados e a manutenção do cotidiano de uma empresa requer a análise de dados cotidianamente e para isso existem as OKRs. Entre métricas e indicadores de desempenho, quanto mais informações referente às atividades executadas for possível avaliar, melhor. Isso porque, mesmo sendo possível visualizar os resultados positivos chegando, é preciso analisar como tudo está acontecendo de maneira administrativa e encontrar formas de otimizar os processos. Esse é o objetivo dos OKRs. 

Utilizar os OKRs (Objectives and Key-Results) é uma das maneiras de definir e acompanhar as metas da instituição. A metodologia é uma grande aliada para o setores, auxiliando na otimização dos recursos utilizados para o alcance do objetivo. 

Quer entender o que é e como o OKR funciona? É só ficar com a gente e te contamos no decorrer deste artigo. Também vamos te mostrar qual a importância dele para o seu negócio e como integrar o método ao seus planejamentos. Vamos lá?

Primeiro vamos entender: o que é OKR?

OKR, sigla para Objectives and Key-Results, traduzido para o português como Objetivos e Resultados-Chave, é uma metodologia para traçar e gerenciar metas, de modo a auxiliar o time em questão, no nosso caso os setores de vendas e comercial, a alcançar seus objetivos de maneira ágil, com foco e melhor utilização dos recursos. 

A sua execução conta com uma série de etapas e regras que proporcionam aos colaboradores maior alinhamento e comprometimento com os processos, por isso, a maior agilidade na realização das demandas e alcance do resultado. 

Eliminando os gargalos, incentivando os vendedores e  minimizando as dificuldades encontradas pelo caminho, as OKRS permitem que os colaboradores percam menos tempo, resolvendo os problemas com maior agilidade e direcionando sua atenção na busca pelo resultado desejado. 

O surgimento e sucesso dos OKRs

Em 1954, Peter Drucker deu início a criação do OKR, quando começou a pensar em métodos de organização e gerenciamento de objetivos. Mas foi só na década de 70, nas mãos do então CEO da Intel, Andrew Grove, que o método tomou a forma que conhecemos hoje, com um sistema de criação e organização de metas. 

Anos depois o método ganhou ainda mais reconhecimento, ao ser utilizado pela Google no seu crescimento. Que, como podemos ver, foi um enorme sucesso e criou uma verdadeira potência empresarial.

No início, a empresa contava com aproximadamente 40 funcionários, atualmente são mais de 80 mil espalhados por todo o mundo.  Esse é um dos maiores cases de sucessos da metodologia OKR e não para por aí. Empresas como Adobe, Facebook, Microsoft, Netflix,  Oracle, Twitter e Uber também utilizaram e ainda utilizam a metodologia para alcançar seus resultados e garantir o crescimento da marca. 

Ao procurar empresas que estão visando crescimento de alto nível, dificilmente você vai se deparar com alguma que não esteja utilizando – ou pelo menos tenha utilizando em algum momento – os OKRs em seus processos de criação, definição e alcance de objetivos.

Como os OKRs podem ser importantes para a sua empresa

Como já podemos perceber até aqui, empresas de alto renome, já consagradas no mercado, utilizaram a metodologia e obtiveram resultados incríveis.

Entretanto, vale destacar que essas empresas, quando se utilizavam dos OKRs, não eram a potência que são hoje. Todas iniciaram de uma maneira bem diferente. Por isso, tanto empresas grandes, quanto médias e pequenas podem adotar a estratégia para otimizar seus trâmites cotidianos. 

Com a implementação da metodologia de otimização, a equipe é capaz de ir em busca de melhores resultados com maior agilidade e isso sem exaustão, o que é um fator muito importante para o cuidado com a equipe. 

Veja a seguir alguns dos benefícios em adotar os OKRs:

  • Produtividade elevada

Quando a equipe sabe exatamente quais os seus objetivos e tem as ferramentas corretas para chegar até lá, a produtividade acaba sendo elevada e os resultados também chegam de forma mais ágil e com menos gargalos no caminho.

Uma dificuldade muito comum dentro das empresas são os ruídos na comunicação, principalmente entre setores diferentes. Retirar esses ruídos dos processos, deixar as informações e o passo a passo de cada atividade claro, facilita a troca de informações e, com isso, a obtenção de resultados. 

  • Prioridades estabelecidas com clareza

Uma das principais características da metodologia OKR é definir os objetivos com clareza e otimizar os recursos necessários para alcançá-los. Isso para que todos os envolvidos no projeto tenham em mente quais as ações necessárias para chegar até a meta e possam focar nisso cotidianamente, na execução das suas atividades.

Quando os objetivos não estão claros, as atividades são feitas sem um fim específico. Embora tudo ainda possa ser executado com qualidade, existe diferença em entender que aquilo é parte de um todo, que trará benefícios para toda a empresa. 

  • Transparência e colaboração

A utilização dos OKRs permite que todos os setores, e todos os membros de cada equipe, trabalhem em conjunto por um só objetivo. 

A individualização dos setores é um enorme gargalo dentro das empresas. Quando cada um setoriza sua atividade de forma a limitar os outros de qualquer informação que seja, isso pode aumentar os gargalos e ruídos, gerando, assim, maior dificuldade não só na comunicação, mas na realização das atividades. 

Enquanto a transparência é possível por meio da disponibilização de todas as informações, para que todos fiquem a par do que está acontecendo, a colaboração acontece do mesmo modo. Quando todos estão cientes de cada passo, das etapas do processo e de como elas estão acontecendo, é possível maior participação conjunta. 

Como os OKRs são implementados na prática

Como já mencionamos, OKRs são objetivos + resultado-chave. Essa definição ajuda a entender como acontece a implementação da metodologia na prática. 

Primeiro, os objetivos:

O objetivo é a sua meta, o que você deseja alcançar na sua empresa. Pode ser também a resolução de algum problema específico.

Precisa ser traçado de forma clara, objetiva e com as informações necessárias para entender como chegar lá. 

Os resultados-chave:

É a parte responsável por mensurar o progresso das atividades. Com isso vai ser possível ver o que está acontecendo e quanto a empresa está se aproximando dos resultados. 

Os resultados-chave são os principais indicadores utilizados para a otimização das atividades, são usados como ferramenta de gestão para visualizar os resultados e processos. 

Em geral, são avaliados periodicamente, bimestral ou trimestralmente, por exemplo. Variando de acordo com o objetivo traçado. O período mais curto é justamente uma das características da metodologia, que busca alcançar o resultado de forma ágil.

Vejamos um exemplo na prática:

EXEMPLO 01

Objetivo: Aumentar a taxa de geração de leads

Resultados-chave: Produzir 20% de conteúdo nas redes; Intensificar a qualificação de leads; Aumentar 40% a quantidade de anúncios; Traçar um perfil de cliente ideal para nova estratégia de prospecção; Aumentar em 15% a quantidade de emails enviados.

EXEMPLO 01

Objetivo: Melhorar a experiência do cliente

Resultados-chave: Reduzir para metade o tempo de atendimento; Contratar mais um funcionário para a área de atendimento; Aumentar a taxa de resolução no primeiro contato 25%; Gerar integração entre todos os canais de atendimento.

 

Veja também os artigos:

Planejamento estratégico: saiba como traçar objetivos

Empresas B2B e B2C: saiba as principais diferenças

Entenda o método Spin Selling e como replicar na sua empresa

 

Dicas para adotar a metodologia OKR na sua empresa

Chegando até aqui, te explicamos o que é a metodologia OKR, qual a sua importância para as empresas e ainda apresentamos alguns exemplos práticos. 

Agora, vamos te passar algumas dicas de como você pode começar a implementar os OKRS dentro das suas estratégias.

  • Comece comunicando sua equipe

Toda alteração, principalmente organizacional, acaba envolvendo toda a empresa. A metodologia OKR envolve todos os setores ligados ao alcance dos objetivos. 

Logo, comece reunindo todos os seus colaboradores e comunicando a eles as mudanças que acontecerão, divida a funcionalidade e importância do método, para que todos estejam cientes do que está por vir e de como isso deve melhorar a rotina e os resultados de todos, em conjunto. 

  • Comece aos poucos, aumente com o tempo

Depois de perceber como os OKRs podem mudar todos os seus resultados e alavancar sua empresa, a vontade pode ser mudar tudo de uma vez. Mas comece devagar e trace objetivos iniciais.

Permita a você e a sua equipe entender na prática o que está acontecendo, para que todos se acostumem e possam aproveitar juntos a primeira conquista. 

Use ciclos curtos de feedback, para que a equipe se reúne com frequência e apresente seus resultados com regularidade. Essa é uma das principais indicações para quem está começando a adotar o método. 

  • Os resultados-chave são métricas, não tarefas 

No início, talvez seja um pouco mais difícil aderir essa nova cultura. Mas é importante sempre relembrar que os resultados-chave são fundamentais para o acompanhamento dos processos, mas não como tarefas a serem cumpridas.

Eles são métricas, que serão usadas para mensurar o progresso da equipe e o alcance do objetivo. 

  • Foco é um dos principais objetivos

Um dos principais gargalos no cotidiano das empresas é a falta de foco. A cultura de abraçar muitas atividades, de se envolver em muitos projetos, muitas vezes é vista como uma qualidade.

Mas a metodologia visa alcançar justamente o contrário. O foco em uma atividade permite que a resolução dela se dê mais rapidamente. Desse modo, é possível seguir para a atividade seguinte.

Conclusão

A metodologia OKR é conhecida e cada vez mais reafirmada no mercado. Não à toa, grandes marcas se utilizaram e utilizam da técnica em suas atividades e conseguem chegar em seus objetivos, construindo autoridade e reconhecimento no mercado. 

Independente do tamanho da sua empresa, lembre-se que todas essas marcas reconhecidas começaram de algum lugar e não chegaram ao mercado como a potência que são hoje. Se elas usaram uma técnica que foi positiva e se mostraram efetivas, é hora de adotar esse método também e ir em busca do crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Esperamos que as dicas apresentadas aqui sejam úteis nessa nova etapa. Comece a traçar os objetivos e resultados-chave da sua empresa, reúna sua equipe e trace em conjunto suas novas metas.