O que são ferramentas de prospecção e qual a ideal para alavancar suas vendas

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O que são ferramentas de prospecção e qual a ideal para alavancar suas vendas

Encontrar a melhor forma de prospectar clientes é o desejo em comum de toda empresa que trabalha com vendas. Seja qual for a área de atuação, em algum momento você já se deparou com a dificuldade de captar leads de qualidade e se perguntou como resolver esse problema.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas no mercado que podem auxiliar nessa busca pelo lead ideal. As opções vão de plataformas para te auxiliar no processo de planejamento, organização e mensuração, até as que facilitam a sua prospecção e te ajudam a captar um contato assertivo.

Abaixo, listamos algumas ferramentas que podem e vão te ajudar:

Customer Relationship Management – CRM

Uma das ferramentas mais comuns no mercado, presente há muito tempo no dia a dia dos vendedores, o CMR, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, armazena informações de clientes, os atuais e os potenciais, e suas atividades em relação à empresa. Com o uso do CRM, é possível gerenciar o relacionamento do seu cliente com a sua empresa.

O CRM possibilita otimizar a gestão de tempo, dispensando processos manuais e obsoletos, já que centraliza em um só lugar atividades e informações corriqueiras do trâmite de vendas, como metas, métricas, indicadores comerciais, análises das etapas do funil de vendas, entre outras funcionalidades.

Com ele, é possível que equipes trabalhem em parceria, dando atenção aos detalhes de cada cliente. Informações referentes a ações de marketing, atendimento e comerciais ficam reunidas em um só local, permitindo aos funcionários o acompanhamento e resultado de cada uma delas.

Os quatro tipos de CRM mais populares no mercado:

  • CRM Operacional

Ele é responsável por facilitar e otimizar os processos operacionais da rotina de vendas. É o mais comum e usado, pois automatiza todas as burocracias relacionadas à um cliente, como informações, ações direcionadas, retornos obtidos, facilitando a vida do vendedor, possibilitando a elaboração de uma abordagem mais assertiva. 

  • CRM Análitico 

Como o nome sugere, ele analisa cenários e dados para conhecer seu cliente, identificando suas necessidades. Com os relatórios gerados pela plataforma, é possível segmentar seus clientes de acordo com características específicas.

  • CRM Colaborativo 

Esse permite que o time trabalhe integradamente, possibilitando a todos o compartilhamento e alinhamento de informações. É fundamental para a manutenção do relacionamento com o cliente, uma vez que agrega em si todas ações e contatos que foram feitos com ele. 

  • CRM Estratégico

Por sua vez, o CRM estratégico agrega em si todos os outros, viabilizando criação de estratégias bem elaboradas, com riqueza de detalhes e processos implementados, garantindo maior assertividade. Com ele, todas as equipes, não só a de vendas, conseguem extrair relatórios, bem como planejar ações com focos direcionados.

pessoas fazendo reunião online
Sua empresa precisa fazer presença no mundo online. A era digital chegou e veio pra ficar.

Mídias digitais e Redes sociais

Facilmente confundidos entre si, as mídias digitais e redes sociais não são exatamente sinônimos. Mas uma está diretamente ligada à outra.

Não é difícil entender. As redes sociais são aquelas que possibilitam interação entre seus usuários, como o próprio nome sugere, é uma rede para os usuários socializarem entre si. Já as mídias são mais abrangentes e podem ser definidas como todas as plataformas e comunicações presentes no meio digital, ou seja, o mundo da internet. Por exemplo, chamamos uma campanha feita dentro de uma rede social de mídia digital.

E por quê falar sobre as duas? Sua empresa precisa fazer presença no mundo online. A era digital chegou e veio pra ficar. Embora as suas estratégias não precisem ser genéricas e seguir todas as tendências que talvez nem façam sentido para o seu mercado, é importante ser visto para ser lembrado. Informações básicas mas concisas sobre sua marca, seu produto, oferta, localização, área de atendimento e por aí vai. Ou seja, estar presente nas redes é um ponto fundamental para que pessoas interessadas no que você tem para oferecer possam te achar.

Além disso, existem hoje ferramentas de marketing digital que auxiliam diretamente na prospecção de clientes, vejamos algumas:

  • Linkedin

Além de ser uma rede para o mundo corporativo e networking profissional, o Linkedin também é uma ferramenta que permite encontrar leads com apenas alguns filtros. Para consultas individuais, é possível encontrar clientes em potencial a partir das informações divulgadas em cada perfil, como área de atuação, localidade, experiências e interesses profissionais.

Existe ainda o  LinkedIn Sales Navigator, desenvolvido para prospecção de vendas, utilizado principalmente por Empresas B2B. A ferramenta usa dados internos, dos próprios usuários, para captar leads de acordo com a persona de cada empresa. Ela também possibilita pesquisas avançadas sobre cada usuário, possibilitando a personalização do contato feito pelo vendedor.

  • Facebook

Com cerca de 2,8 bilhões de usuários ativos, o Facebook certamente é uma boa opção a ser considerada no momento de prospectar seus clientes, tanto para empresas que tratam com o consumidor final quanto as que buscam outras empresas. 

O Facebook Lead Ads possibilita a criação de anúncios que utilizam algoritmos no próprio Facebook para atingir um público de acordo com as características da sua empresa. Ele funciona como uma espécie de landing page, traduzido como página de destino, e direciona o usuário que clica no anúncio para um espaço onde ele preenche suas informações e até mesmo executa a alguma ação que o leva para o seu contato, como entrar em um grupo de whatsapp de vendas. 

Dessa forma, leads são gerados com maior facilidade, pois a ação a ser executada é bem simples para o usuário. Mas, para isso, é importante um planejamento de campanha certeiro, que aguce o interesse do seu potencial cliente e ele vá até você.

  • E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma ferramenta de prospecção utilizada há muito tempo na rotina dos vendedores no momento de prospecção. É caracterizado como uma estratégia de Outbound Marketing, aquela que vai em busca do cliente.

Mesmo com os anúncios digitais cada vez mais em alta, o e-mail pode ser um recurso valioso, quando bem elaborado. O contato não chega a ser tão invasivo ou interruptivo como uma ligação, mas pode ser tão ou até mais efetivo, se possuir informações interessantes e bem articuladas. 

É preciso mesclar imagens e textos de qualidade, que sejam explicativos, atrativos mas pelo menos inicialmente, não muito longos. Embora o e-mail seja um recurso que possibilita o uso de mais informações que as redes sociais, vale lembrar que vivemos numa sociedade com pessoas que têm cada vez menos tempo para gastar.

O uso de mensagens-chave, chamadas para ação e a personalização do contato, todas funções que podem ser acionadas dentro de plataformas de disparo de e-mails, garantem maior engajamento do contato. 

  • SEO e o uso de palavras-chave 

Search Engine Optimization, mais chamado de SEO, são técnicas de otimização de conteúdo. É, em poucas palavras, a criação de conteúdo de valor, utilizando palavras-chave, para alavancar seu ranqueamento em buscas dentro do Google.

E por quê isso é importante? Porque quanto melhor estiver ranqueada sua página, mais são as chances das pessoas encontrarem você e o que você estiver oferecendo. Essa é uma ação de médio e longo prazo, mas agrega valor e reconhecimento de mercado para sua empresa.

pessoas fechando negócios
Como uma parte fundamental do seu negócio, a prospecção precisa ser tratada com todo cuidado e muita dedicação, para que seja possível garantir leads qualificados e assertivos ao seu time de vendas. 

Como saber qual a melhor ferramenta para a sua empresa?

Sua empresa está começando, você ainda está elaborando suas estratégias de vendas, montando sua equipe e definindo seu público alvo. Ou o completo oposto, você já tem uma empresa consolidada, com time de vendas capacitado e bem preparado. Nos dois casos, uma ferramenta de prospecção tem tudo para ser o caminho ideal para conquistar ou alavancar seu sucesso.

Como uma parte fundamental do seu negócio, a prospecção precisa ser tratada com todo cuidado e muita dedicação, para que seja possível garantir leads qualificados e assertivos ao seu time de vendas.

Optar por uma tecnologia de prospecção pode se encaixar na realidade da sua empresa, para isentar do seu time de vendas todos os trâmites burocráticos, maximizando a eficiência da equipe e garantindo maior desempenho no fechamento do negócio. Quer entender mais sobre tecnologias de prospecção e como elas podem ser o caminho ideal para os leads de qualidade que você procura? A Meetz te ajuda nessa.

Uma solução que te leva para fechar o negócio

A Meetz é uma solução que busca filtrar todo o gargalo da sua estratégia de prospecção, te isentando de todos os processos repetitivos e por vezes sem sucesso, permitindo que sua equipe direcione todos os seus esforços para o momento certo: a venda.

Veja quais são os processos que a solução te garante:

  • Inteligência comercial sobre diferentes mercados
  • Dados e tecnologia para potencializar vendas
  • Foco nos tomadores de decisão
  • Insights organizados para reuniões de sucesso
  • Mais e melhores oportunidades de negócios

Não só captando clientes para sua empresa, a Meetz te coloca com o decisor certo, aquele quem vai ser responsável pelo sim que você busca ouvir, e te fortifica com as informações necessárias para aquele encontro. 

O mercado de vendas sempre foi competitivo e está cada vez mais alinhado ao mundo da tecnologia, invista em ações que vão te auxiliar no crescimento, além de facilitar o seu dia a dia e o da sua equipe. Para conhecer nossas soluções e saber qual a ideal para você, entre em contato com a gente!