O que é prospecção de clientes?

Homem com as mãos para trás pensando em como encontrar um cliente ideal

A prospecção de clientes é o pontapé inicial de todo o processo de vendas, bem como um dos pilares fundamentais de uma empresa. É nessa etapa onde são encontrados os clientes em potencial, ou seja, aqueles que estão procurando o que você está oferecendo, filtrando quem está com a demanda para que, assim, a empresa já possa entrar em contato com a oferta.

É importante lembrar que prospectar ainda não é vender, podemos chamar esse processo de “pré-venda”, onde o objetivo do contato é conhecer o cliente e começar a construir um relacionamento com ele. Embora isso possa acontecer naturalmente , é fundamental não furar essa etapa, pois é nela que a empresa, ou o profissional responsável pela prospecção, vai se munir de informações, entender as dores dos seu cliente, e, com esses dados, permitir que o vendedor, no momento ideal e com a estratégia correta, tenha mais chances de finalizar o acordo.

Conhecer o seu cliente dá a ele a sensação de individualidade e exclusividade, e esse é um diferencial num mercado de ofertas recorrentes.

Agora, entendendo o que é prospectar, como executar esse processo? Esse é um desafio diário, afinal, toda prospecção requer investimento de tempo e recursos. Sendo assim, é importante descobrir qual é o método ideal para sua empresa, de acordo com seu público-alvo e produto oferecido.

Conheça sua empresa e defina seu público

Você só saberá para quem vender se entender muito bem o seu produto ou serviço. Veja bem, você vende um traje de mergulho a quem sabe nadar, certo? Ou pelo menos a quem está interessado em aprender. Ou seja, até para criar o interesse você precisa saber se aquela pessoa gosta ou não do mar. É assim que você deve filtrar suas intenções. É analisando seu produto ou serviço, sabendo o que você tem a oferecer, que você vai conseguir criar o perfil ideal para o seu cliente e, assim, saber exatamente quem você deve prospectar.

Essa definição vai possibilitar redução de gastos e tempo, qualificando seu contato ideal e entendendo quem você quer atingir. Após esse passo dado, é hora de descobrir quais métodos de prospecção funcionam melhor para seu tipo de negócio.

O marketing digital na prospecção

Vivemos na era da comunicação digital e, dia após dias, nos deparamos com novas tecnologias que inovam nossa forma de acessar informações, trocar mensagens e nos conectar com o mundo. Esses avanços também alteram a cultura de uma sociedade de modo geral, como as pessoas compram, adquirem produtos e serviços, e até mesmo se relacionam com as marcas.

Com tudo isso, é imprescindível que empresas se utilizem dessa nova cultura social para atrelar suas estratégias às tecnologias disponíveis.

Com a mesma estrutura do marketing tradicional, este também requer conhecimento de persona, elaboração de estratégias e visa como objetivo principal se conectar com sua audiência. A maior diferença está no espaço, pois é realizado onde a maioria das pessoas também está atualmente: a internet.

Seguindo essa linha, podemos encontrar diversas ferramentas que vão auxiliar na busca de novos clientes para nosso produto ou serviço.

Inbound e Outbound marketing

Marketing digital, Inboud marketing, Oubound marketing, cada um possui sua própria definição e utilidade, portanto, embora possam permear pelos mesmos caminhos da área tecnológica, é importante estar atentos às diferenças para não se confundir.

  • Inbound marketing, ou marketing de atração ou de permissão, é aquele que vai passivamente chamar o cliente para a sua empresa por meio de ações digitais, como anúncios em redes sociais, blogs, websites, entre outros.Ele atinge seus clientes de forma exclusivamente online, se utilizando de toda essa tecnologia que já citamos para acessar novos clientes em potencial fazendo com que estes se interessem pelo conteúdo e partam para interação. Essa interação gera o que chamamos de leads, que são justamente os seus potenciais consumidores.
  • Outbound marketing, ou marketing ativo ou prospecção ativa, embora também possa acontecer no ambiente digital, faz o processo inverso do Inbound e vai ativamente em busca do seu cliente, tanto por meio de email marketing, mala direta, quanto por ligações, propagandas e outros recursos. 

Podemos dizer que outbound está mais próximo do que conhecemos como marketing tradicional, aquele que nos atinge no dia a dia, fora do ambiente digital, embora ele também já esteja presente nos anúncios enquanto consumimos nosso conteúdo orgânico e intencional nas redes.

Para saber qual a melhor estratégia a adotar, é preciso entender a realidade da sua empresa e qual opção pode funcionar melhor para você. Vale lembrar que tempo também é um recurso e a otimização na captação de prospects, assim como a qualidade dos contatos obtidos, vai fazer uma diferença fundamental na hora da venda. E nós podemos te ajudar nessa!

A Meetz facilitando a sua prospecção

Algumas empresas contam com times completos, que desempenham esse papel específico de prospecção, outras agregam a função aos seus vendedores, que, por vezes, devido a alta demanda, não conseguem executá-la como gostariam, e há ainda as que estão em processo de desenvolvimento ou com times reduzidos.

Em todo os casos, demandar dos próprios colaboradores essa função pode gerar sobrecarga, maior gasto de tempo e até mesmo gerar resultados menores que o esperado, e tudo isso pode ser resolvido com a terceirização da equipe de prospecção.

A Meetz possibilita que seu foco seja direcionado para sua principal operação: vender. Somos uma solução que cria pontes para a sua empresa prospectar novos negócios, analisamos o perfil do seu cliente ideal e te ligamos direto ao decisor final, otimizando seu tempo e permitindo que você direcione seus recursos para o fechamento do negócio.

Te damos esse auxílio com objetivo de diminuir seu tempo de espera, que por vezes pode requerer diversos contatos e, ainda assim, não te levar à pessoa ideal para iniciar seu processo de venda. Quando te conectamos com a pessoa certa, além de possibilitar o seu “sim”, reduzimos os desgastes gerados na repetição dos contatos e valorizamos seu tempo para o momento ideal.

Recebendo seus prospects captados, você pode dedicar e preparar seu time para parte fundamental do processo, entrar em contato com seus futuros clientes e iniciar a construção desse relacionamento que espera-se ser duradouro.