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Neuromarketing: o que é e como utilizar na sua empresa?

Marketing 14/07/2022
Neuromarketing

Neuromarketing é uma estratégia que une marketing e técnicas de neurociência, tomando como base, para tomada de decisões da empresa, o comportamento do consumidor. Essa estratégia busca ultrapassar a instantaneidade da tomada de decisão do cliente e atingir suas vontades, analisando o que realmente passa na cabeça do público para chegar até o ato de uma compra. Esse artigo vai te ajudar a entender melhor o que é o neuromarketing e como ele pode beneficiar a sua empresa.

Não é preciso nem estar inserido dentro do mundo comercial ou do marketing para perceber que, atualmente, a quantidade de ofertas disponíveis para o público parece até ultrapassar a quantidade de demanda. São propagandas por todos os lados e de todos os tipos.

Quando você atua no mercado, a situação parece ainda mais complicada. Como preparar conteúdos que vão se diferenciar e se destacar? Como criar estratégias que vão atingir o seu público desejado? Uma das respostas a essas perguntas é a utilização do neuromarketing.

A estratégia possibilita o estudo do público-alvo de maneira assertiva, para obter informações consistentes que vão ajudar no planejamento de ações de qualidade, que atinjam o consumidor e gerem resultados.

Quer entender melhor como sua empresa pode se utilizar dessa técnica que une ciência e marketing? Fica com a gente, te contamos logo abaixo.

Primeiro, o que é a neurociência?

Antes de começarmos a explicar o que é o neuromarketing, vamos entender o que é a neurociência. Assim, vai ser possível compreender com mais clareza a técnica de vendas que estamos apontando aqui.

Neurociência é o estudo do sistema nervoso e suas funcionalidades. Dentro desse sistema, estão os responsáveis pelas atividades voluntárias e involuntárias de uma pessoa. Ela também analisa o comportamento e as emoções humanas.

Logo, podemos dizer que a neurociência estuda o corpo e a mente do ser humano.

O que é o neuromarketing?

Estratégia Neuromarketing

É importante tomar um tempo para pensar em novas estratégias

Ao compreender que a neurociência é responsável pelo estudo da mente, do comportamento, das emoções e até mesmo das ações voluntárias e involuntárias de uma pessoa, fica um pouco mais fácil de assimilar como ela se relaciona com o marketing.

O Neuromarketing é uma estratégia que une psicologia, neurociência e marketing, buscando analisar e compreender a mente do consumidor, para planejar ações que estejam alinhadas com o que o cliente pensa.

Enquanto a neurociência fica responsável por entender o comportamento humano, o neuromarketing faz uso desses estudos para estratégias de mercado.

O termo foi criado pelo professor de Marketing Ale Smidts, da Universidade Erasmo de Roterdã, nos Países Baixos. Mas foi quando Gerald Zaltman, médico e pesquisador de Harvard, usou um aparelho de ressonância com o objetivo de estudar o cérebro humano com objetivos mercadológicos que o neuromarketing ganhou maior reconhecimento dentro do mundo comercial.

A escolha ou recusa de um produto, serviço ou de uma marca envolve o valor a pagar, o limite de gasto, etc. Tudo isso passa, muitas vezes, pelo inconsciente do consumidor. Ele toma decisões baseado em seu histórico, suas características, seus gostos pessoais, suas preferências.

O objetivo do neuromarketing é estudar e fazer com que as empresas sejam capazes de entender quais são essas preferências, como conquistar o cliente, acessando justamente as suas preferências e os pontos que vão levá-lo à tomada de decisão.

Enquanto o marketing, por si só, estuda as necessidades do cliente e como encontrar formas de atendê-las, o neuromarketing vai mais a fundo e busca caminhos mais específicos para trilhar até a tomada de decisão do consumidor.

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Como o neuromarketing funciona na prática?

O início do neuromarketing buscava compreender as emoções humanas a fundo, para que isso fosse possível, foram realizados diversos exames, entre eles o de ressonância magnética, com médicos e cientistas envolvidos, para estudar o funcionamento neurológico do cérebro.

Por exemplo, eram analisadas quais partes reagiam a determinado estímulo e como eram essas reações. Analisar essas atividades cerebrais fez com que fosse possível entender o que era positivo ou negativo para a mente humana e o nível de impacto que aquilo causava.

Os estímulos ainda podem ser descobertos de outro jeito, como com testes e avaliações neurológicas, onde são obtidas respostas exatas sobre os estímulos criados.

Entender quais os estímulos corretos para o seu público-alvo vai permitir que a sua comunicação com seu consumidor esteja em um nível elevado do mercado tradicional.

Mas, para isso, você não precisa submeter seu cliente a exames de ressonância. O necessário é se munir das informações com os estudos que já foram feitos e utilizar os recursos que forem adequados para as suas estratégias de comunicação, criando consciência no consumidor sobre a sua marca e a sua solução.

Uma das principais ações feitas pelas empresas guiadas pelo comportamento que elas esperam do consumidor é a criação da logomarca e escolha das cores. Seja o primeiro momento em que a marca aparece para o mercado ou quando ela sente a necessidade de passar por uma repaginada, tudo isso é estudado e decidido de acordo com o que o consumidor vai sentir ao olhar para a marca.

Benefícios do neuromarketing para as empresas

O neuromarketing é um importante aliado das empresas que querem se destacar no mercado. Entender o consumidor é um diferencial dentro de um mercado competitivo que apresenta tantas ofertas, o tempo todo.

Vamos te mostrar aqui alguns dos principais benefícios do neuromarketing para as empresas:

  • Maior assertividade

Campanhas feitas com base no que o público-alvo espera, de acordo com o estudo daquele nicho e atendendo às expectativas do que eles esperam, a tendência é que a ação seja muito mais assertiva e os resultados positivos.

  • Maior tendência a tomada de decisões

Além de atrair o cliente certo e começar um relacionamento com ele, o neuromarketing também busca traçar rotas que levem o cliente até o momento de tomada de decisão.

Entender quais são os principais fatores que levam o consumidor ao ato da compra, ao aceite da oferta, vai auxiliar no momento de elaborar o trajeto do funil de vendas que esse futuro cliente vai percorrer e facilitar que ele chegue no momento da proposta final dizendo sim para a compra.

  • Melhor experiência do cliente

Assim como aproximação e venda, o neuromarketing também vai permitir que o cliente tenha uma experiência de qualidade junto à sua empresa.

Quando uma marca entende o que o cliente está esperando receber, ela não precisa entregar isso só para vender. Pelo contrário, o ideal é que tudo seja usado para que o cliente tenha uma experiência completa e acabe se aproximando cada vez mais da empresa.

Veja também os artigos:

Customer experience: como focar na experiência do cliente

Segmentação de clientes: o que é e qual a sua importância

Copywriting: o que é e qual a importância para o seu negócio

Formas de utilizar o neuromarketing para alavancar os resultados da sua empresa

O neuromarketing atua de diversas formas, assim como o nosso cérebro reage a diferentes estímulos. Para saber qual a estratégia correta, é preciso – antes de tudo – entender bem quem é o seu cliente.

Listamos algumas das principais ações que vão impactar positivamente cada vez mais o seu público.

  • 1. Psicologia das cores

Toda grande marca que existe hoje no mercado, pensou sua logo, suas lojas, seus produtos, embalagens e materiais de maneira cuidadosa, para entender o que queriam repassar para o cliente.
Isso é realizado por meio da psicologia das cores, que aponta quais são os estímulos causados no cérebro humano por cada cor.

Para essa decisão ser tomada, é fundamental entender qual o impacto que a empresa quer causar no mercado e em seus consumidores.

  • 2. Conte histórias

O storytelling é um recurso muito conhecido nas estratégias de vendas. Nele, os profissionais criam conteúdos que contam história para o seu público, com objetivo de prender a atenção daquele consumidor.

Essas histórias precisam vender a jornada do herói e apresentar a sua oferta de modo indireto, mostrando a importância que aquilo tem, o peso e o impacto. A narrativa construída leva o cliente a caminhar pelo texto se identificando com o que está sendo dito para só no final chegar sutilmente com uma oferta real.

  • 3. Construa design de qualidade

Imagens são responsáveis por prender a atenção do consumidor no primeiro impacto. Seu texto pode ser muito bom, mas é uma imagem rápida feita de forma chamativa que vai prender o seu público tempo suficiente para que ele se interesse em ler o texto.

Por isso, entenda quais as demandas do seu público e construa materiais que vão buscar conexão com essas pessoas já no primeiro momento.

  • 4. Faça uso do marketing de conteúdo

Vender também é mostrar utilidade real. Em um mercado saturado, isso se torna ainda mais necessário.

Por isso, construa materiais que vão aproximar o público-alvo da sua empresa, mesmo que a prioridade naquele exato momento não seja vender. O marketing de conteúdo ajuda sua empresa a construir relacionamentos e autoridade de mercado, dois recursos que são imprescindíveis para quem busca não apenas vender, mas fidelizar clientes e se tornar referência.

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