Como aplicar inbound e outbound na sua empresa?

Sem categoria 23/11/2022
Pessoas reunidas em uma mesa discutindo relatórios

Estratégias para aplicar inbound e outbound na sua empresa podem ajudar na busca por melhores resultados. Se você não sabe o que é inbound e outbound, temos um textinho explicando sobre e quais as diferenças, basta clicar aqui.

Como é a estruturação do inbound e outbound?

Antes de entrarmos na questão de como as empresas aplicam ambas as estratégias, é importante sabermos como funciona a estrutura de cada uma.

Inbound Marketing

O inbound é dividido em quatro pilares que compõem a estratégia, sendo: atrair, converter, vender e encantar.

  • Atrair:

A atração é o que define a estratégia de inbound, portanto, é o primeiro passo a ser tomado para dar início ao processo de aplicação. Existem inúmeras maneiras de fazer isso, o importante é focar nas ações que você e sua equipe conseguem fazer de uma maneira bem feita.

Com uma persona definida, você consegue atingir o topo do seu funil com uma estratégia de conteúdo bem estruturada, podendo atingir o usuário no momento mais adequado e com a comunicação certa.

Para alcançar o público e atrair você pode utilizar as redes sociais e mídias pagas, criando o conteúdo certo e podendo ampliar o raio de alcance para gerar um tráfego maior.

Apesar da possibilidade de se utilizar as mídias pagas, é importante não deixar o orgânico de lado, trabalhando com estratégias que ajudem a chegar no público sem precisar necessariamente investir. Táticas de SEO são um bom exemplo.

  • Converter

A conversão é o momento em que transformamos o usuário em um lead, mas não é tão fácil quanto parece. É preciso lembrar que no momento que você atraiu esse usuário, não significa que você já o tem, nada garante que um concorrente apareça e ‘’pegue’’ ele de você.

Assim que possuir a atenção do usuário, trabalhe para que ele se torne um lead. Assim, você poderá ter informações importantes para conseguir estabelecer um relacionamento com ele.

Continue gerando conteúdo, ele continua sendo importante. A diferença é que neste momento, os conteúdos estarão focados mais no lead, como soluções e conteúdos focados na resolução das principais dores que apresenta.

  • Vender

O objetivo das empresas. Com um usuário atraído e se tornando um lead, a próxima etapa é focar em transformá-lo em um cliente. Nesse momento, sua equipe de vendas entra em ação para começar o processo de conversão.

É importante lembrar que o momento decisivo em que o lead decide adquirir sua solução será determinado na jornada de compra, além de cada tipo de produto ou serviço ter etapas e durações diferentes.

Com um trabalho de inbound, é preciso focar em gerar fluxo constante de leads para que sua empresa sempre consiga novas vendas.

  • Fidelizar

O erro mais comum que as empresas cometem, é achar que a etapa de venda é a última da pirâmide, esquecendo de tornar o cliente fiel à marca. Portanto, essa última etapa de fidelização é importante para que o cliente volte a adquirir o que você oferece, além de divulgar para mais pessoas.

Para que a estratégia de inbound tenha sucesso, é necessário fazer com que o tempo do cliente com sua empresa seja o mais proveitoso possível.

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Outbound Marketing

Existem três etapas principais quando falamos em estratégia outbound, sendo: pesquisa e prospecção, conexão/qualificação e negociação.

  • Pesquisa e prospecção

Essa é a primeira etapa onde o time começa a estruturar as características do seu potencial cliente. Isso possibilita saber qual o melhor momento para tomar alguma ação.

As principais informações do potencial cliente precisam ser levantadas na parte da pesquisa. Quanto mais se sabe, mais fácil se torna a identificação de oportunidades e riscos. Além, claro, de compreender melhor qual seu nicho.

Com o processo de pesquisa feito, segue a parte de prospecção ativa. O time utilizará todas as informações obtidas anteriormente para tornar a prospecção mais eficiente, conseguindo atingir o público certo que foi traçado pela empresa.

São várias as ferramentas para se prospectar, como: lista de e-mails, contatos do Linkedin e redes sociais. Vai da sua empresa saber qual meio é mais efetivo para sua prospecção.

  • Conexão e qualificação

Aqui é o momento em que sua empresa segue em qualificar e nutrir os leads, focando em descobrir e entender as dificuldades e demandas que possuem.

É importante conscientizar o cliente sobre problemas ou dúvidas que possuem e com isso, desenvolver argumentos que o convençam de que sua empresa será a solução para as necessidades dele. Esse processo é super importante dentro da estratégia de outbound.

Nem sempre os consumidores saberão que precisam do que você oferece até ter o conhecimento disso. Portanto, é importante trabalhar com a autoridade, criando uma confiança entre ele e sua marca.

  • Negociação

Esse é o momento mais importante da estratégia de outbound, não só por ele ser o momento em que a venda pode ser fechada, mas pelas etapas que existem dentro do processo de negociação.

Para conseguir convencer o possível cliente, é preciso demonstrar seu produto ou serviço e isso inclui as aplicações e benefícios, responder os possíveis questionamentos que serão feitos e, por último, contornar as objeções que aparecerem.

Na hora de fechar a venda, o cliente ainda pode ter algumas dúvidas, é importantíssimo esclarecer todos os pontos para que ele se sinta confortável em assinar o contrato e fechar a venda.

Como aplicar o Inbound na sua empresa

Para aplicar essa estratégia na sua empresa, é preciso trabalhar bastante com conteúdos tanto de atração, como de conversão.

Defina seu público-alvo e personas

Para fazer os conteúdos certos, é preciso saber quem são as pessoas certas. Definir seu público-alvo e persona é essencial para saber qual a comunicação e qual o conteúdo será feito. Quanto mais preciso for, maior é a chance de conversão.

Caso você não saiba como montar seu público-alvo ou persona, temos dois artigos aqui no blog para te ajudar.

Aprenda a definir seu público-alvo

Aprenda a definir sua persona

Crie conteúdos que sejam interessantes

É importante planejar quais conteúdos serão criados, eles precisam ser relevantes para quem você quer atingir. Portanto, criar conteúdo focado em divulgar sua marca e falar apenas do seu produto não é interessante.

Mostre o quão preocupado você está em ajudar o público, entregando conteúdos que possam ajudar de alguma forma. Fale da sua marca e produto/serviço, mas com moderação.

Divulgue os conteúdos criados

Não adianta criar conteúdo para nenhuma pessoa ver, você precisa divulgar nos lugares certos. Sabendo qual o seu público-alvo e persona fica mais fácil de entender em quais canais estão presentes, sendo assim, você saberá exatamente onde fazer sua divulgação.

Como aplicar o outbound na sua empresa

Crie uma persona

Não só para o inbound a criação de uma persona é importante, mas para tudo, incluindo a estratégia de outbound.

Nessa etapa não existe segredo, monte sua persona para ter os detalhes importantes na hora de realizar uma boa prospecção.

Defina orçamento e objetivos

Saiba qual orçamento será utilizado durante as campanhas de outbound e defina com o time quais as metas e objetivos a serem alcançados. É preciso que exista uma atenção no alinhamento e acompanhamento dos objetivos com a visão da empresa a médio e longo prazo.

Estabeleça técnicas

Planeje e saiba quais ações serão tomadas durante o processo, seus custos, prazos, detalhes da execução e delegação de tarefas. Aqui é o momento para conversar sobre técnicas e testá-las. Feito isso, ficará mais fácil saber quais podem ser mais assertivas nessa estratégia de outbound.

Busque por ferramentas

Hoje temos várias ferramentas que podem facilitar os processos, e uma execução de estratégia de marketing exige algumas ferramentas para não só facilitar o processo, mas ajudar a atingir os objetivos.

  • Tenha CRM para fazer todo o gerenciamento de relacionamento com os clientes;
  • Tenha uma ferramenta de BI para conseguir monitorar seus resultados;
  • Tenha ferramentas de Analytics e de pesquisa.

Monitore e faça as alterações necessárias

Sempre quando temos alguma estratégia e processos rolando é preciso que exista um acompanhamento diário, semanal. Isso permite identificar possíveis gargalos e perceber quais pontos podem ser melhorados para trazer um resultado melhor.

Portanto, lembre sempre de estar acompanhando para realizar ajustes sem ter impactos negativos.

Conclusão

Agora você já pode começar a aplicar as estratégias de inbound e outbound na sua empresa. Se estiver tendo dificuldades com prospecção de clientes, a Meetz consegue te ajudar e entregar leads qualificados. Quer saber mais? Clique aqui.