A influência dos gatilhos mentais no Copywriting

Vendas B2B 29/09/2023
Desenho de uma pessoa escrevendo no computador

Os gatilhos mentais são utilizados quando queremos atingir o público de alguma forma. Ao entender como os gatilhos mentais funcionam e aplicá-los de maneira estratégica em sua comunicação de vendas, você será capaz de criar mensagens irresistíveis, que capturam a atenção do seu público-alvo, gerando conexão emocional e estimulando-os a agir.

Neste blog post, vamos explorar o papel fundamental dos gatilhos mentais no copywriting e como eles podem ser a chave para conquistar mais clientes e fechar mais negócios.

Qual a definição de gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são elementos que influenciam a tomada de ação e comportamento do público. Com o estímulo o cérebro cria respostas automáticas com base no impacto recebido. Eles são amplamente utilizados no marketing e nas estratégias de persuasão para capturar a atenção do público e estimular a compra de produtos ou serviços.

Para uma definição mais detalhada e com exemplos, clique aqui para ler nosso artigo sobre gatilhos mentais.

Qual a definição de copywriting?

O copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que tem como objetivo principal convencer o leitor a tomar uma ação específica, seja ela realizar uma compra, preencher um formulário ou simplesmente se inscrever em uma newsletter. É uma ferramenta poderosa utilizada no marketing digital para criar textos que despertam interesse, engajam e influenciam as pessoas.

Para uma definição mais detalhada e com exemplos, clique aqui para ler nosso artigo sobre copy.

Confira outros artigos do blog:

Vender pelo WhatsApp: como ter mais resultados utilizando essa ferramenta

Como um feedback de cliente negativo se transforma em oportunidade

Como o trabalho em equipe influencia nos resultados da sua empresa

Confira o Podcast da Meetz:

Meetz Talks

Quais os principais gatilhos mentais utilizados no Copywriting?

Desenho de um cérebro

Ao conhecer e aplicar os gatilhos mentais de forma estratégica, é possível criar mensagens persuasivas que despertam emoções e estimulam a ação. Confira quais usar na sua estratégia de copywriting:

Escassez

Esse gatilho mental se baseia na noção de que o ser humano tende a valorizar mais aquilo que é escasso. Ao transmitir a ideia de que um produto ou serviço está quase esgotado ou com prazo limitado, cria-se a sensação de urgência, incitando a pessoa a tomar uma decisão rápida.

Prova Social

O gatilho mental de prova social é utilizado por conta da importância, e consequente influência das opiniões de outros consumidores. Depoimentos, avaliações e cases são exemplos do tipo de experiência que o seu negócio ou serviço oferecem para os consumidores. A partir deles, o  potencial cliente ficará mais confiante ao realizar  uma ação de compra, por exemplo.

Autoridade

Este gatilho se baseia na tendência das pessoas de seguirem a opinião de especialistas ou autoridades no assunto. No copywriting, isso pode ser feito por meio do uso de opiniões de especialistas, certificados de autenticidade e prêmios.

Reciprocidade

Este gatilho está relacionado com a tendência das pessoas de quererem retribuir algo que foi dado a elas gratuitamente. No marketing digital, isso é frequentemente alcançado oferecendo algo de valor gratuitamente, como um e-book, em troca do endereço de e-mail.

Afinidade

Nós tendemos a confiar e a gostar de pessoas que consideramos iguais ou similares a nós. No copywriting, isso pode ser alcançado ao comunicar a mensagem em um tom que esteja alinhado com o de seu público-alvo, ou ao compartilhar histórias que são relacionáveis.

Urgência

Esse gatilho cria uma sensação de que se algo não for feito imediatamente, pode-se perder uma grande oportunidade. Isso é normalmente alcançado estabelecendo um prazo para as ofertas.

Exclusividade

Este gatilho explora o desejo das pessoas de terem acesso a algo que é exclusivo ou limitado. Isso pode ser criado oferecendo acesso a um clube exclusivo, um produto ou um serviço que é limitado. .

Exemplos de gatilhos mentais no copywriting

Confira alguns exemplos onde os gatilhos mentais são utilizados no copy:

Escassez

  • “Corra! As últimas unidades do nosso produto mais vendido estão quase esgotando.”

O gatilho da escassez , nesse exemplo, força o leitor a agir rapidamente para não perder uma oportunidade única.

Prova Social

  • “Junte-se aos milhares de clientes satisfeitos que transformaram suas vidas com o nosso programa de emagrecimento.”

No exemplo de Prova Social, o copywriter usa dados reais ou depoimentos de outros clientes para convencer o leitor a comprar o produto.

Autoridade

  • “Nosso time é formado por especialistas da área com mais de 10 anos de experiência.”

A frase exemplifica como um copywriter pode usar o gatilho da Autoridade para indicar que o produto ou serviço é confiável e eficaz.

Reciprocidade

  • “Baixe nosso e-book gratuito sobre empreendedorismo e aprenda as melhores estratégias para o sucesso!”

 

Aqui, o copywriter dá algo gratuitamente (um e-book), esperando que a boa vontade gerada conduza o leitor a compartilhar o seus dados com a empresa ou a fazer uma compra.

Afinidade

  • “Nós entendemos o quão desafiador pode ser equilibrar trabalho e família. Nossa ferramenta foi projetada pensando em pais e mães ocupados.”

Ao se identificar com os desafios dos leitores, o copywriter está usando o gatilho da afinidade para criar uma conexão emocional com o público.

Urgência

  • “Inscreva-se em nosso curso hoje e receba 20% de desconto! Promoção válida somente até o final do dia.”

O copywriter está usando a urgência para incentivar uma ação imediata do leitor.

Exclusividade

  • “Faça parte do nosso Clube VIP e tenha acesso exclusivo a ofertas especiais e eventos somente para membros.”

No exemplo de Exclusividade, o copywriter sugere que, ao se juntar ao “Clube VIP”, os membros terão um tratamento especial e acesso a benefícios únicos.

Conclusão

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas que têm o potencial de impulsionar suas vendas e aumentar sua taxa de conversão, colocando você à frente da concorrência. Ao utilizar os principais gatilhos mentais, como escassez, prova social e reciprocidade em seu copy você será capaz de despertar emoções nos seus clientes e influenciar suas decisões de compra.

Abaixo você encontra um dos episódios do Meetz Talks que aborda os principais pontos dos gatilhos mentais além dos erros mais comuns que as pessoas cometem utilizando essa estratégia. Você também pode escutar no Spotify.